University // Being Away from Home - <center>FROM PEONIES</center>

University // Being Away from Home


Para ser honesta, nem sei o porque de estar a escrever este post. Provavelmente por ser o final do primeiro semestre na Uni e estar feliz por regressar casa. Certamente dou muito mais valor a estar perto da minha família e os meus good old amigos. Mas nem tudo foi fácil, e ainda não me adaptei a todas as viagens e tempo gasto longe da minha cidade natal. Todos me continuam a dizer que "o primeiro ano longe é o mais difícil", mas gostaria que alguém tivesse simplesmente aconselhado em como lidar melhor com a saudade de casa. Olhando para Setembro passado, aprendi bastante, e nunca pensei que poderia ir para algum lugar onde  - literalmente - não conhecia ninguém e, mesmo assim, crescer enquanto pessoa, tanto quanto cresci. Uma vez que assim só se passaram alguns meses desde o início do ano escolar, aqui estão algumas dicas que podem ajudar-vos se estiverem a passar por um "mau bocado". 2016 é um novo começo. Stay positive!

# 1 Não tenhas medo de conhecer novas pessoas
# 2 Experimenta algo novo
# 3 Tenta não perder o contato com os teus antigos amigos
# 4 Lembra-te de que as duas primeiras semanas são as mais difíceis
# 5 Não te esqueças dos teus objetivos

To be honest, why don't even know why I'm writing this post. Probably because it's the end of the first semester in Uni and I'm happy to be back home. I definitely appreciate much more being around my family and good old friends. But not everything was easy, and I still haven't adapted myself to all the travelling and time spent away from my home town. Everyone keep saying that "the first year away is the hardest", but wish someone had simply advised me on how to deal better with homesickness. Looking back at last September, I've learned a lot, and I never thought I could go somewhere where I knew - literally - no one and still grow as person as much as I did. Since it has only been a few months since the beginning of the school here, here are a few tips that can help you if your going to a struggle. 2016 is a fresh start. Stay positive!


#1 Don't be afraid to meet new people
#2 Try something new
#3 Try now to lose contact with your old friends
#4 Remember that the first couple of weeks are the hardest
#5 Don't forget your goals

15 comments

  1. Não sei se ter ficado perto de casa tenha sido bom para mim. Já terminei a Universidade à uns três anitos (por aí) e hoje fico a pensar como seria ter sido bom ficar longe de casa. Na altura achei uma "bênção" estar perto, mas hoje vejo as coisas de outra forma. Mas tenta ver o lado bom disso, já aqui o referiste até - estás a crescer como pessoa e isso é excelente! :D

    Força!!! <3

    ReplyDelete
  2. Compreendo o que estás a passar uma vez que eu mesma passei por isso no ano passado. Confesso que me custou horrores principalmente o primeiro semestre. Mas como dizem o tempo cura tudo, e sem dúvida é quando vais para a universidade que nos conhecemos a nós próprios e percebemos que somos mais fortes do que pensávamos.
    Muita sorte e não desistas. Beijinhos

    http://giuliettax.blogspot.pt

    ReplyDelete
  3. Eu não estou a estudar mas no fim do último verão mudei-me de casa dos meus pais e neste momento vivo a mais de 200km de distância. Foi complicado no inicio, e as alturas mais difíceis são mesmo quando os vou visitar e tenho de me despedir deles mais uma vez. Mas ao longo do tempo tudo se tornou mais fácil! Nunca desistas do que queres. Beijinhos!

    NINETEEN MOONS

    ReplyDelete
  4. Acredito que custe imenso, ninguém gosta de estar longe dos seus :/ Mesmo com o facebook e skype, custa sempre um bocadinho, mas no final o esforço há de ser recompensado! :)
    Segui o blog
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ReplyDelete
  5. Eu também fiz a minha licenciatura longe de casa. Achei que não ia custar, pois estava habituada a passar dias fora de casa, mas custou-me e muito. Na primeira semana de aulas estive tão mal que não comi e emagreci 10 kg. Mas depois habituei-me e criei as minhas rotinas para não ter grande tempo de pensar que estava longe de casa.
    Espero que te consigas habituar ainda melhor e boa sorte!

    Lena's Petals xx

    ReplyDelete
  6. Soube-me tão bem ler este post, senti-me com muito mais motivação, muito mais focado nos meus objetivos, obrigado por nos lembrares o quão importante é estarmos na nossa zona de conforto, e o quão mais importante é saírmos da nossa zona de conforto.
    Beijinhos grandes, linda!!!
    ____________________
    www.focusonmeblog.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Estar longe custa sempre mas o teu esforço vai valer a pena! :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  8. Ainda não soube o que é estar longe de casa e longe da minha família e amigos, mas acredito que não seja nada fácil...
    Mas acredito que esse esforço que estás a ter agora será mais tarde super recompensado! ^^ Stay strong ;p

    Beijinhoos****
    Cantinho da Suu

    ReplyDelete
  9. Eu continuei a estudar na minha cidade por isso nem imagino, mas adorei as dicas ❤

    ReplyDelete
  10. Estou a passar pelo mesmo e todos os fins de semana a ir para Lisboa no autocarro caía-me uma lágrima do rosto... Também fui para um sítio onde não conhecia mesmo ninguém, uma amiga minha entrou na mesma universidade mas nem a vejo. Eu nem achei as duas primeiras as piores, por ser novidade e a praxe deixava-me entretida, o pior foi depois para meio do semestre em que cai na realidade e me apercebi de que a minha vida era agora aquilo.
    kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ReplyDelete
  11. Sinceramente não sei o que é estar a estudar longe de casa, sempre disseram que o primeiro ano é o pior. Tenho amigas minhas que passaram por isso e até queriam pedir transferência, mas depois tudo isso passou e dizem que vão sentir imensas saudades quando acabar.
    Por isso desejo-te o melhor e que te mantenhas positiva!
    Um ótimo e feliz 2016 <3

    ReplyDelete
  12. Todos somos diferentes mas acredito que essas dificuldades com que hoje te estás a debater daqui a um ano tenham sido transformadas com uma nova perspectivas de estares longe. As saudades, essas serão as mesma, hoje, amanhã ou daqui a um ano... Mas certamente serão mais fáceis de lidar.
    Nada é melhor do que a nossa terra, a nossa família, os nossos amigos... Nada é melhor do que é NOSSO! Mas o que não é, ou melhor, o que AINDA não é pode nos fazer tão bem...
    Tudo de bom na continuação do ano lectivo!
    Lembra-te que o copo está meio cheio para além de estar meio vazio ;)

    ReplyDelete
  13. Boa sorte para essa etapa e bons estudos! :)

    Olá! Espero que o teu 2016 esteja a correr bem. Hoje trago uma review do ano passado! Em breve virão mais novidades! :)

    PS: Não te esqueças de votar na sondagem.

    http://rapazdobuzio.blogspot.pt/2016/01/my-2015-through-1989.html

    ReplyDelete
  14. Tenta aproveitar o melhor do que esta nova cidade te traz e certamente também conheceste/conhecerás pessoas novas e que também ganharão um lugar importante na tua vida.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  15. É sempre bom conhecer pessoas novas e sermos independentes ;)
    É bom aprendermos com os nossos erros e nunca esquecermos o porquê de termos ido para longe... ter em mente os objetivos, como mencionaste :3

    Beijinho, bom fim de semana :)

    ReplyDelete